Celtas e romanos habitaram a Baviera, muito antes desta receber esse nome. Baiovarii foi o nome de um povo germânico que chegou à região nos séculos V e VI d.C., mas perderam o domínio da região ao esta ser conquistada pelos francos.A dinastia dos Wittelsbach governou a Baviera ininterruptamente, desde 1180 até 1918. Straubing, Ingolstadt e Munique formaram durante toda a Idade Média a Baviera Superior, enquanto o resto do Estado era denominado Baviera Inferior (Landshut). No ínício do século XVI, as várias províncias que ocupavam o território da Baviera Antiga unificaram-se formando um país.
A Baviera sempre foi e ainda é um estado católico, o mais significativo representante do catolicismo dentro do Sacro Império Romano Germânico junto com a Áustria. A Baviera combateu a União Prostentante ao longo da Guerra dos Trinta Anos durante o reinado de Maximiliano. Em 1623, Maximiliano recebeu o título de príncipe eleitor do Sacro Império, o que lhe dava o direito de votar na escolha do imperador: tudo isso graças à leadade à Igreja Católica.
Em 1806, o duque da Baviera foi feito rei, um desenvolvimento que surge no contexto da influência de Napoleão na política Europeia. Além disso, a Baviera obteve os
territórios da Franconia e da Suábia. Maximilian von Montgelas é um dos estadistas com um papel marcante neste tempo. Em 1815, após a desagregação do Império Napoleónico, também o Palatinado do Reno tornou-se parte do Reino da Baviera. Luís II da Baviera (1845 - 1886), que reinou de 1864 até ao seu suicídio em 1886, é provavelmente o mais conhecido monarca bávaro, responsável pela construção de verdadeiros castelos de contos de fadas, designadamente o célebre Neuschwanstein.
Em 1871, em virtude do processo de unificação alemã, o reino entrou a fazer parte do Imperio Alemão (Deutsches Reich). Depois da Primeira Guerra Mundial o rei foi destituido. Hoje a Baviera é um estado no seio da República Federal da Alemanha.

Os ritmos biológicos também podem ser alterados nas pessoas que trabalham por turnos. Os nossos ritmos biológicos possuem normalmente uma constância e uma importância que os cientistas só muito recentemente valorizam. Os ciclos biológicos variam de pessoa para pessoa. Quando um ciclo biológico se completa ao fim de cerca de 24 horas chama-se Circadiano; o ritmo diário de vigia e de sono é um ritmo circadiano.










